O QUE É CARÁTER?

quarta-feira, 18 de agosto de 2010



O que é caráter?

Qualidade inerente de uma pessoa. Os traços psicológicos, as qualidades, o modo de ser, sentir, agir de um individuo, um grupo, um povo, gênio, humor, firmeza de atitude.

O que é temperamento?

E a reação diante de determinada circunstância seja ela qual for, e os temperamentos são divididos em 04: sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico. E cada um deste temperamento existe qualidades e defeitos.

Para explicar melhor sobre temperamento vou usar uma ilustração:

Existia uma casa pegando fogo e um menino estava lá dentro. A casa em chamas altas.
Chegou um homem e aprontou o maior escândalo possível e chamou a atenção de todos que passavam pela rua e logo tinha uma multidão de pessoas naquela casa. Este e do tipo sangüíneo .
O mesmo episódio da casa pegando fogo com uma criança dentro, chegou um homem viu aquilo acontecendo e arrumou os pés na porta entrou na casa em chamas pegou a criança e trouxe para fora. Não sabemos se um deles se queimou ou não. Este é do tipo colérico.
O outro viu a mesma cena, a sua reação foi de chorar. Chorou copiosamente. A casa pegando fogo e o menino ainda estava lá dentro. Este é do tipo melancólico.
O quanto temperamento e o fleumático, assim como um e outro teve reação diferente, também o fromatico vai  ter uma reação diferente vendo o mesmo episodio. Vendo esta cena o fleumático para, pensa e diz: precisamos elaborar um plano para tirar este menino lá de dentro.

1º-  SANGUINEO: agitado, barulhento.
2º-  COLERICO: não importa qual o resultado que ele vai ter, é o que mais bate a testa na parede.
3º-  MELANCOLICO: é o chorão.
4º- FLEUMÁTICO: é o fazedor de planos.

Em todos estes temperamentos existem grandes homens na Bíblia:

Pedro: sanguineo até a casca, a máscara, a cápsula o rasto: “Pedro o sanguineo”.
Paulo: colérico.
Abraão: fleumático.
Jeremias: melancólico.

O que personalidade?

E aquilo que você e, aquilo que você escolheu em ser. Eu faço uma mascara e decido a usá-la. Eu mudo a máscara dependendo for a circunstancia. Eu escondo aquilo que realmente eu sou.

Todas as pessoas  são assim, alem da máscara todas usam uma proteção, a proteção uma cápsula e para que eu me esconda. A máscara para que eu me apresente diante das pessoas. A cápsula par me guardar. Ex: o protozoário no intestino expelido no chão ele cria uma cápsula que resiste uma fervura, a um calor.

Durante o curso de vida de uma pessoa, ele vai criando uma personalidade ou uma capa, uma máscara, uma cápsula para apresentar-se do jeito que acha que deve ser ou se esconder quando acha que deve se esconder.
Durante estes estudos, discipulado, vai chegar ao ponto que a máscara vai ter que cair e a cápsula vai ter que ser quebrada.Temos que apresentar diante de Deus  “nú.A cápsula ou mascara não e a roupa apropriada para mim.A pessoa quando esta num processo de crescimento espiritual ela precisa abrir o coração. Ao abrir o coração a mascara cai e rompe a casca o processo de cruz, faz isto em nós, de fazer cair a mascara e quebrar a cápsula.

Ex: no discipulado: Pedro apresentou diante de Jesus com uma máscara e com uma cápsula, mas no ultimo dia a máscara e a cápsula de Pedro caiu por terra.
Em MT 26:31-32 Jesus quando fala da traição  e que todos o abandonariam, Jesus estava mostrando que eles tinham uma máscara e cápsula. Um não se salvou e o resto ouve esperança.
            Em Jo 23:15-19 este foi o momento de desmascarar Pedro quando Jesus cita por 03 vezes “Pedro tu me amas” Caiu a máscara de Pedro, a cápsula a casca. 

0 comentários: